terça-feira, 24 de maio de 2011

Novo objeto faz parte do acervo do Museu da Música

     Você conhece ou já ouviu falar de um instrumento musical chamado Kangling? Se ainda não, porque não vai conhecê-lo no Museu da Música? Agora um exemplar deste raro instrumento musical do Tibete faz parte do acervo do Museu da Música.
     O Kangling é um pequeno trompete tibetano de metal usado em rituais budistas.  A campana deste que você encontrará no Museu da Música tem a forma de um mitológico monstro marinho chamado makara. Na prática tântrica budista de Chöd, expressão que significa “cortar o ego”, os praticantes, motivados por compaixão tocam o Kangling, invocam espíritos  e oferecem seu próprio corpo para satisfazer a fome de tais espíritos.
     Originalmente o kangling era feito do fêmur humano (Kang= fêmur, gling=flauta). Isso porque os budistas acreditavam que após a morte, seu corpo não pode mais ser usado por você mesmo e sim, como uma roupa, pode ser usado por outra pessoa.

     O instrumento foi adquirido pelo idealizador do Museu da Música, Hans Hermann Ziel, e ficará exposto no Museu. Não deixe de conhecer este instrumento tão especial!

   Em próximas postagens apresentaremos mais alguns instrumentos que já fazem ou passaram a fazer parte da coleção do Museu da Música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário