quarta-feira, 20 de abril de 2011

Museu da Música participa da 9ª Semana dos Museus



A Semana Nacional de Museus será realizada de 16 a 22 de maio, e faz parte das comemorações do dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Para essa semana e também para o todo o mês de maio o Museu da Música prepara uma série de ações envolvendo escolas e a comunidade em geral.
O tema da 9ª Semana dos Museus é “Museus e Memória". Este tema procura enfocar a importância dos museus para a história dos povos e das sociedades e leva os participantes a redescobrirem a memória individual e coletiva. Os Museus tem coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos, esses objetos são expressões do nosso patrimônio cultural e natural.
A Semana dos Museus é uma oportunidade para museus do Brasil promoverem eventos sobre um mesmo tema e se integrarem, intensificando suas relações com a sociedade.
Com esse objetivo o Museu da Música também preparou uma série de atividades especiais que serão realizadas durante todo o mês de maio no  Museu e em algumas escolas para marcar essa data. O tema do Museu da Música para a 9ª Semana dos Museus será "A Memória Viva nos Museus". O Museu da Música busca dentro das atividades propostas interagir com a comunidade local na busca da preservação de nossa memória.
        Para isso serão realizadas atividades nas escolas visando compreender a ação museológica como ação educativa capaz de contribuir para que o cidadão possa ver a realidade e expressá-la, qualificada como patrimônio cultural.
O projeto tem como público alvo crianças e  jovens de 10 a 17 anos das escolas de Timbó e será desenvolvido com estudantes no ambiente da escola. Algumas atividades também serão realizadas no Museu da Música.
As atividades realizadas no Museu incluirão exposição de curta duração e ações educativas relacionadas às exposições temporárias. Nas Escolas serão expostas peças do acervo do Museu durante um dia todo e nesse período atividades  lúdicas e outras ações educativas serão realizadas com os alunos.

As ações educativas serão realizadas nas seguintes escolas:
E.M. Erwin Prade - 05/05
E.E.B. Ruy Barbosa - 09/05
E.E.B. Prof. Juvenal Cardoso Zanella - 10/05
E.M. Pe. Martinho Stein - 17/05
E.E.F. Hugo Roepke - 18/05
E.M. Tiroleses- 19/05
E.M. Maurício Germer - 20/05
E.E.F. Clara Donner - 25/05








terça-feira, 12 de abril de 2011

Café Musical com o Grupo de Flautas SOPRATUTTO


O Café Musical do mês de abril, dia 17, no Museu da Música traz o Grupo de Flautas Sopratutto do Teatro Carlos Gomes de Blumenau.



        Após um delicioso café gratuito o público do Café Musical poderá ter contato com uma instrumentação diferente, um septeto de flautas.

      Fundado em 2008, o conjunto de flautas doces Sopratutto nasceu da iniciativa da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, que observou a dificuldade dos jovens músicos da região em desenvolver um trabalho sério e profundo de música de câmara, bem como a carência de professores experientes na área de música antiga e flauta doce. Integram Sopratutto professores e alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e, também, professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música da FURB. 
       Coordenado pela Professora Rose Praun, que ministra aulas de flauta doce, correpetição e piano, o conjunto de flautas doces Sopratutto representa hoje uma das mais regulares iniciativas na música de câmara no Vale do Itajaí. Sendo um dos únicos grupos de flauta do estado que não se restringe a fins puramente pedagógicos, o Sopratutto focaliza-se no repertório barroco e renascentista, música brasileira e experimental. 
          O conjunto é composto basicamente por um septeto de flautas de diferentes afinações e, apresentando-se com músicos convidados, como organistas, cravistas, cantores entre outros, pode-se explorar diferentes sonoridades e formações, desde solos a grandes obras policorais, sendo o septeto, com ou sem acompanhamento, a sua formação principal.

Não deixe de prestigiar, a entrada é franca.

Data: 17/04/2011
Horário: 09h:30 min
Local: Museu da Música.
Rod. SC 477, Km 05
R: Edmund Bell, S/N
Bairro Dona Clara
Timbó- SC
Mais informações: (47) 3399-0418

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exposição "Contextualizando a Arte do Século XX"


"Graças à arte, em vez de contemplar um só mundo, o nosso, vê-mo-lo multiplicar-se, e dispomos de tantos mundos quantos artistas originais existem..."
(trecho de Em busca do Tempo Perdido – O tempo Redescoberto, Marcel Proust).



Wassily Kandinsky
Amarelo, Vermelho, Azul
     
           As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela crise do capitalismo e pelo nascimento das democracias de massa. O homem viveu a guerra e começou a questionar os valores do seu tempo. Com isso, a produção artística do início do século XX foi particularmente brilhante pelas suas inovações em quase todos os domínios.
            A arquitetura, tendo à sua disposição meios até então desconhecidos, procurava novas formas. De uma maneira mais ou menos inconsciente, os artistas estavam à procura de um novo estilo, contra o enquadramento do academicismo. Surge, então, um novo mundo com expressões originais e de certa forma caótico.
             A produção musical da Europa aflorou-se. Temos de Liszt a Wagner; na Itália de Verdi e Puccini; na França de Fauré e Debussy; na Rússia de Rimsky-Korsakov e Tchaikovsky; na Áustria de Schonberg; até a nostalgia e musicalidade do Jazz norte-americano. Na escultura temos Auguste Rodin, com a conhecida obra O pensador.
           O cinema ganha vida em 1912 com o surgimento da sincronização entre a película e o fonógrafo. Surge a “fábrica de sonhos” que é Hollywood, e com ela vem artistas de enorme popularidade como: Mary Pickford, Theda Bara, Charles Chaplin, Rodolfo Valentino, dentre outros. (ARRUDA, 2004).


       No mês de maio o Museu da Música apresentará a exposição: Contextualizando a Arte do Século XX. A exposição irá trazer ao público, principalmente às escolas, uma sinopse geral da arte deste século, repleto de descobertas e acontecimentos, que sem dúvida alguma, afetaram o pensamento de toda a humanidade.


                                      

       Para que o “contextualizar” seja possível, vários caminhos foram elaborados para a melhor compreensão do público. Através de um guia, o visitante poderá passar de uma seção a outra contextualizando as diversas linguagens artísticas deste século. O roteiro consiste, em diversas perguntas que o visitante abordará através das obras e buscará responder, apreciar e criar.
Assim, será apresentado: cópias de pinturas, instalações, construção de Land Art, exposição de fotografias, audições de obras musicais, vídeos de ballet, sessão de filme e atividades educacionais que estarão à disposição dos amantes ou curiosos da arte contemporânea. O objetivo da exposição é mostrar ao público visitante, como é possível contextualizar a arte contemporânea que está interligada em suas diversas formas de expressão.

       A partir do material exposto, o visitante será instigado a pesquisar, criar e contextualizar, desenvolvendo sua própria visão sobre as obras.
 A exposição estará à disposição do público de 03 a 31 de maio de 2011, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 no Museu da Música. Entrada gratuita.

-A criação da Land Art (arte da terra) será realizada no pátio do Museu da Música, com diversos elementos da natureza. O evento estará aberto aos interessados e acontecerá no dia 07 de maio às 14h.

E atenção! Os fotógrafos, profissionais ou amadores, também poderão apresentar a sua visão sobre o Museu da Música. O tema será: "Olhares no Museu". Os interessados poderão entregar as suas fotos até o dia 10 de maio e as mesmas ficarão em exposição durante o mês.


No início de maio postaremos no blog mais detalhes da exposição com fotos de cada seção, instalações, visitações, Land Art etc. Aguardem!!!