quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ações Educativas em 2011 no Museu da Música!



Os Museus são espaços de extrema riqueza para a formação educacional, cultural e cidadã, espaços de aprendizagem. O museu pode e deve estar a serviço do trabalho do educador. É um bom instrumento para apoiar pesquisas e referenciar estudos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. A parceria entre escolas e museus poderá vir a constituir-se como uma ferramenta fundamental não só para fazer dos museus espaços dinâmicos, de aprendizagem e prazer, capazes de atrair mais visitantes e de cumprir com os seus papéis de desenvolvimento social, cultural e artístico, mas também para que as escolas se abram ao exterior e à comunidade, reconhecendo os museus como elementos do sistema educativo onde se pode ensinar e aprender de uma forma diferente.
         A partir deste contexto, o Museu da Música visa transcender junto às escolas, com atividades que tenham um diálogo pedagógico, que transladem para o contexto escolar as práticas educativas. Dessa forma, o educador poderá se servir dos conceitos, dos procedimentos e das vivências ocorridas no Museu para complementar ou aperfeiçoar sua prática escolar.
         As atividades educativas visam contribuir para as diversas disciplinas escolares, isto, por meio de atividades musicais, fundamentadas por diversos educadores musicais, como: Keith Swanwick, Murray Schafer, Hans Joachim Koellreutter, Teca Alencar de Brito e tantos outros de grande importância, que discutem o elo musical no meio escolar.
Do mesmo modo, é possível contribuir para o rompimento dos resquícios dos antigos métodos de ensino da ‘arte ou música na escola’, que ainda possa haver no contexto educativo.
 Ao apropriar-se, realizando as devidas e necessárias adaptações dos conceitos, recursos e procedimentos praticados nos museus, o professor altera o foco de seu processo de ensino, geralmente alicerçado no fazer artístico, em determinado artista ou movimento estético; passa a centrá-lo na obra, partindo da obra como referência.
O plano contará com uma série de atividades para as diversas disciplinas que abrangem o currículo das escolas, além de atividades musicais direcionadas aos temas das exposições que acontecem ao longo do ano. Após a visitação das escolas, serão feitos relatórios das atividades realizadas e os mesmos serão arquivados e controlados conforme as próximas visitas da escola ou da mesma turma. Dessa forma, haverá uma linha de desenvolvimento pedagógico entre as atividades aplicadas. Através deste plano de atividades, a equipe educativa do Museu da Música almeja criar um elo entre o Museu e as escolas da região ampliando as fontes de conhecimento de ambas as partes.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Café Musical – Professores da FCT apresentam o Primeiro Café Musical do Ano de 2011.


No próximo domingo, dia 20 de fevereiro, às 9h30min, os professores da Escola de Música da Fundação Cultural de Timbó (FCT) se apresentarão no primeiro Café Musical do ano de 2011, no Museu da Música - Salão Hammermeister.
O evento é aberto ao público e pretende ser um atrativo a mais para a comunidade, oferecendo atrações musicais em um ambiente especialmente destinado à música e à dança durante sua história.
O objetivo de trazer os professores da escola de música da FCT para o primeiro Café Musical é divulgar ao público os diversos naipes musicais oferecidos e apresentar os profissionais de música que integram a FCT. Além disso, os apreciadores da música são recepcionados com um delicioso Café da Manhã oferecido pela Musicarte Escola de Música e Arte. 
Música e cultura para todos e em todos os lugares é a proposta da Fundação Cultural de Timbó, que conta desde já com a presença da população timboense. O Café Musical ocorre no terceiro domingo de cada mês, no Museu da Música, com entrada FRANCA.
O horário de atendimento do Museu da Música é de terça-feira a domingo, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

QUANDO: 20 de Fevereiro de 2011
ONDE: Museu da Música
HORÁRIO: a partir das 9h30 min.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exposição " As origens do Carnaval Brasileiro" em fevereiro no Museu da Música!



Exposição discute a história do carnaval brasileiro

Entrando no clima das comemorações de carnaval e buscando resgatar a história do carnaval no Brasil o Museu da Música prepara para o mês de fevereiro e março a exposição “As Origens do Carnaval Brasileiro”.

Quando se fala em carnaval, o que vem a mente da maioria das pessoas é aquela multidão nos desfiles do sambódromo ou atrás dos trios elétricos. A realidade é que os carnavais antigos caíram no esquecimento, já não fazem mais parte da memória coletiva.

A exposição abordará as origens do carnaval brasileiro através das influências culturais trazidas pelos nossos colonizadores, o desenvolvimento da folia no Brasil e como o carnaval é comemorado nos dias de hoje.

Das festas populares do Brasil, o carnaval é, sem dúvidas, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público.

O carnaval no Brasil parece ter tido origem com nossos primeiros colonizadores, sob a forma de entrudo. Por volta de 1850, o velho carnaval lusitano foi aos poucos sendo substituído por bailes à fantasia em recintos fechados.  Mais tarde outras manifestações lhes tomam o lugar. A partir daqui tem-se visivelmente a separação social. As camadas inferiores da população urbana brasileira eram compostas em sua maioria de indivíduos de origem africana de modo que sua música e a dança dos blocos, dos ranchos, dos cordões foram fortemente influenciadas por sua civilização de origem. Já as músicas e danças das classes superiores permaneciam próximas aos da Europa. No século XX somente o carnaval de tipo Europeu – o “civilizado” era permitido. Assim aconteciam as perseguições à prática dos blocos, ranchos etc.

Com o tempo, os cortejos de blocos e ranchos foram tomando uma importância cada vez maior, passando a ser aceitos, surgindo assim uma nova denominação – as Escolas de Samba.Nos dias atuais pode-se identificar facilmente as diferenças dos carnavais executados nas pequenas e grandes cidades do país. A primeira persiste, ainda hoje, como uma festa religiosa estreitamente associada à quaresma, enquanto nas cidades grandes, tornou-se uma festa profana.

Outra distinção interessante entre dois estados brasileiros encontra-se no Rio de Janeiro onde se festeja o carnaval assistindo aos desfiles em seus camarotes de luxo ou arquibancadas e na Bahia com seus cordões e trios elétricos arrastando multidões pelas ruas. Assim temos um país com diferentes culturas, mas de certa forma integradas, com uma origem comum.

A exposição contará com uma mostra fotográfica retratando os bailes do passado realizados nas ruas e em clubes carnavalescos, atividades lúdicas e vídeos.

As atividades lúdicas e didáticas são direcionadas a alunos de todas as faixas etárias. As escolas que tiverem interesse poderão agendar sua visita. Mas todo o público está convidado a visitar a exposição que terá entrada franca.

As atividades lúdicas e didáticas incluirão identificar, com a utilização de áudio e vídeo a instrumentação do carnaval e algumas das formas de composição e os povos que contribuíram com suas influências musicais e a confecção de máscaras de carnaval.

Período da exposição: 15 de fevereiro a 15 de março de 2011
Local: Museu da Música
Rod.: SC 477, km 05
R: Edmund Bell, S/N
Bairro Dona Clara
Timbó-SC
Visitação: terça a domingo das 08h:30min às 11h:30min e das 13h:30min às 17h:30
Agende sua visita: (47) 3399-0418
museudamusica@culturatimbo.com.br