quinta-feira, 8 de abril de 2010

"A música e os instrumentos indígenas do Brasil"

                                    Dia 19 de abril, dia do índio

"Os indígenas do Brasil tinham disposição bastante acentuada para a música, e, especialmente, para o canto.

A música instrumental era também largamente praticada e quase sempre associada à dança.
Todas as solenidades religiosas ou festivas eram acompanhadas de música. E os ferozes Tupinambás, que ocupavam grande parte do nosso litoral, dançavam num ritmo monótono e atordoante durante vinte e quatro horas consecutivas, nas cerimônias em que se sacrificavam os prisioneiros de guerra. Entretanto, se o prisioneiro sabia entoar “belos cantos” poupavam-lhe a vida.
As melodias indígenas não possuíam grande variedade de sons, o que as tornava excessivamente enfadonhas.

Os instrumentos dos nossos índios eram bem variados. Entre eles encontram-se: a cangüera, flauta fabricada com ossos de valentes guerreiros; o uatapu (ou atapu ou guatapi), usado na pesca, cujo som pensavam os índios, tinha o poder de atrair os peixes; a inúbia e o membitarará, buzinas de guerra; o mimê, usado pelos índios Guajajarás (no Maranhão), era uma buzina fabricada com duas lascas de madeira da maçaranduba, ajustadas com a resina da própria árvore; e muitos outros.

Possuíam também grande variedade de instrumentos de percussão, tais como: o naruai e mbapi, tambores feitos de troncos leves e ocos; o maracá (espécie de chocalho feito de cabaça e cheio de pedrinhas, cujo ruído imitava o chocalho da cascavel), era usado para evocar os bons espíritos; o curugu ou curuju, grande instrumento de som fúnebre; e outros mais.

Na música dos índios do Brasil predominava o ritmo, caracteristicamente bárbaro. Imitavam o canto dos pássaros, o murmúrio das águas e o sussurro das folhas, dando à sua música um sabor agreste e rude.

Encontra-se no Museu Nacional, vários cantos dos Parecis, coligidos pelo erudito Roquette Pinto e por ele recolhido. Segundo a opinião de estudiosos do assunto, atestada por observação visual, as tribos existentes nas selvas do Brasil conservam ainda intactos os costumes musicais dos seus antepassados."

Priolli, M. L. M. Princípios básicos da música para a juventude. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, 1997.

3 comentários:

  1. Boa tarde.

    Vcs possuem alguma foto ou desenho de uma Inúbia ou de uma Membitarará?

    Agradeço se tiverem e se puderem me enviar.

    Abraços,
    Bruno Inúbia
    21. 78288269
    bruno@inubia.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei mais queria que falaçe de mais instrumentos fafor beijos e tchau a todos

    ResponderExcluir