sábado, 15 de outubro de 2011

Museu da Música promove a "Semana Sonora" em homenagem ao Dia das Crianças


“Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de 
 “criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi 
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924”.

Com o intuito de comemorar o dia da criança, o Museu da Música realizará diversas atividades musicais na semana da criança (10 a 14 de outubro) com as escolas locais. O projeto “A semana Sonora”, terá como intuito, trabalhar a iniciação musical com alunos da pré-escola ao ensino Fundamental I.
Os objetivos do projeto, além de levar música às escolas, podem ser preestabelecidos da seguinte forma: auxiliar na construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. (Bréscia – 2003).
As atividades serão realizadas durante um dia inteiro em quatro escolas de Timbó.
Escolas de Timbó
·         E. M. São Roque (dia 17/10);
·         E. E. F. Prof. Emir Ropelato (dia 18/10);
·         E. E. F. Polidoro Santiago (dia 19/10);
·         E. M. Prof. Nestor Margarida (dia 20/10);

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CAFÉ MUSICAL FLAUTA LATINA




No café Musical de outubro o público do Museu da Música poderá apreciar um estilo musical diferente: a música andina.

A música andina é um gênero musical originado na Cordilheira dos Andes, aproximadamente na área dominada pelos incas antes do contato europeu. Nesta área encontra-se o norte do Chile, norte da Argentina, sul do Equador e Bolívia,de onde vem os músicos que se apresentarão no Museu.

A música nativa desta região da América do Sul parece ter mudado muito pouco através dos séculos. Segundo certo primitivo historiador equatoriano, Juan de Velasco, quando os espanhóis chegaram, já encontraram os índios usando flautas de pã e pingullos, que são tipos diferentes de flautas. Até o dia de hoje, a música das tribos andinas mostram apenas breves efeitos de quatro séculos de influência espanhola. O índio ainda toca seu rondador, ou flauta de pan e seu pingullo. Suas melodias orais ainda são ouvidas.

O grupo a se apresentar no Museu da Música, originário da Bolívia chama-se Flauta Latina, já existe há doze anose já foi visto em vários países latinos, possui 14 cds gravados em vários estilos musicais e atualmente vem divulgando sua cultura musical andina por todo o Brasil.
instrumentação usada na apresentação inclui além das flautas pan e quenas, violão,percussão e um charango, instrumento de cordas que originalmente era construído da casca do tatu. O grupo usará roupas típicas (ponchos) de sua cidade de origem: Potosi.

Que tal aproveitar o café musical do dia 16 com o grupo Flauta latina para, além de tomar um delicioso café, saberumpouco mais dessa cultura tão interessante e conhecer alguns dos instrumentos folclóricos que fazem parte do acervo do Museu da música? Venha, a entrada é franca!

Local: Museu da Música
Rod. SC 477, Km 05
R: Edmund Bell, S/N
Data: 16 de outubro de 2011
Horário: a partir das 09h:30

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Apresentações no Museu da Música em 2012.





Já estão abertas as inscrições para as apresentações no Museu da Música em 2012. Você que é músico e gostaria de divulgar seu trabalho no Museu da Música no próximo ano, acesse o link abaixo e faça o download do Edital de Apresentações e envie-nos. As inscrições são gratuitas. Participe!


http://www.megaupload.com/?d=QHB540L2